13 novembro, 2010

- Bulling

Para quem não conhece o significado da palavra Bulling, ela vem do inglês que descreve atos de violência psicológica ou física. Seu verdadeiro significado refere-se ao verbo "ameaçar ou intimidar".

É comum ver esse tipo de comportamento principalmente nas escolas, com crianças que gostam de apelidar os outros alunos com nomes ofensivos. Esse gesto é proibido e quem está sofrendo esse tipo de agressão pode dar parte na delegacia e abrir um processo contra a pessoa mal intencionada.

Eu considero isso como um ato de grosseria, pois ser insultado por alguém é a pior humilhação que um ser pode sofrer, muitas vezes um xingamento dói mais que um tapa que você leva. Isso provoca danos psicológicos e magoa profundamente, especialmente se o agressor toca na sua maior ferida.

Eu já sofri Bulling quando era mais nova pelos meus colegas de escola que também tinham a mesma idade que eu na época. Até mais ou menos na 6ª série eu era xingada por apelidos que eu prefiro não mencionar, pois eles ainda me afetam muito pelo fato de eu ter ficado com trauma de tanto que fui caçoada.

Mais ou menos na 7ª série, aonde todos nós vamos criando certa maturidade, foi que pararam com as brincadeiras de mau gosto que faziam comigo.
Porém há uma mulher onde eu moro na qual até pouco tempo atrás gostava de mexer comigo toda vez que me encontrava. Aconteceu mais de 4 vezes, pelo motivo que até hoje eu procuro saber. Eu deixava ciente aos meus pais do que estava acontecendo, meu pai chegou até a ir falar com ela umas duas vezes, mas ela sempre negava tudo e tinha a capacidade de dizer que me adorava. Sim, era totalmente patética a encenação dela perante a presença dos meus pais.
Até que um dia eu mesma cansei de tudo aquilo que eu era obrigada a passar, e tomei a minha própria decisão. Não achei necessário denunciá-la ou algo assim, embora eu ficasse extremamente nervosa quando via a cara daquele ser, eu resolvi retrucá-la de um "modo elegante" , toda vez que ela fazia esse tipo de coisa eu dizia: Deus te abençoe irmã! , Jesus te ama mas eu não.... (tudo isso porque ela é evangélica).
Certo dia ela se revoltou e me agrediu com uma sacola em frente ao meu apartamento, na hora eu fiquei sem reação, mas depois eu automaticamente peguei muita raiva dela. Então eu segui a minha vida como sempre fiz, não demorou muito tempo e eu tive a sorte de encontrá-la novamente em frente ao meu apartamento, precipitadamente eu a empurrei e ainda saí dando risada. Após esse acontecido, ela NUNCA mais mexeu comigo.

Não considero a minha reação a mais correta de se tomar, porém o rancor de um ser humano pode ser maior que a sua própria razão. Por isso não espere as coisas piorarem para que você possa tomar uma decisão drástica depois, procure uma delegacia e enfrente essas pessoas que te prejudicam de alguma maneira, pois o Bulling praticado por adultos contra menores pra mim é caracterizado como covardia!

* Temos que proclamar a paz no mundo, seja aonde você estiver, não importando a sua origem, opinião, cor ou opção sexual, seja capaz de reconhecer o verdadeiro valor da vida praticando atos de bondade, ensinando os nossos próximos descendentes o que é um mundo cheio de paz e vida nova. Conserve sua natureza, faça a diferença e mostre que podemos transformar a nossa geração para os seres que ainda virão!


Plante a alegria e a harmonia em nosso dia-a-dia que colherá a paz em todo o mundo!

Conclusão retirada das fontes:

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

12 outubro, 2010


Agora vamos abrir espaço para outro assunto de bastante importância a "BIODIVERSIDADE"!

O ano de 2010 foi escolhido pela ONU (Organização das nações unidas) para ser o ano internacional da biodiversidade.
A abertura oficial do ano da biodiversidade aconteceu no dia 8 de Janeiro em Curitiba capital do estado do Paraná, e contou com a presença de pesquisadores do mundo inteiro além de representantes da ONU e autoridades governamentais tanto brasileiras como internacionais.
A biodiversidade é tudo o que nossa espécie necessita pra sobreviver!
Para quem não saiba o que é a biodiversidade, aqui esta uma pequena explicação do assunto: a biodiversidade nada mais é do que a diversidade da natureza viva; Ou seja toda a variedade de vida que existe em todo Planeta Terra; como a população da fauna e da flora incluindo fungos e micro organismos.
O grande problema é que ações humanas estão destruindo os recursos da natureza, foi por isso que a ONU declarou 2010 como o ano internacional da biodiversidade, com a intenção de alertar a humanidade, melhorar os próximos anos e assim salvar o planeta a tempo.
Um dos fatores de destruição tem sido a poluição do ar, essas ações erradas tem gerado sérias consequências para o nosso planeta fazendo com que diminua cada vez mais espécies de animais e vegetais.
A situação esta realmente crítica segundo pesquisadores cerca de 150 espécies são extintas por dia em todo o mundo.
É por motivos como este que temos obrigação de nos concientizar e também orientar pessoas ao nosso redor, pois salvando essas espécie garantimos que a nossa espécie também prevaleça.
Atualmente temos 36% de espécies de animais e vegetais ameaçadas de extinção, por isso não adianta cruzar os braços e esperar por milagre temos que fazer a nossa parte para acabar com esse mal pois a tendência é somente piorar, segundo cientistas até 2030 poderemos ter 75% das espécies animais e vegetais em extinção.
Não adianta só promessas temos que cumprir objetivos, são ações que irá salvar o planeta e não palavras, todos devem ter noção de que é a nossa vida, e a de nossos filhos, netos, que esta em jogo.
Existe razão maior para colaborar na melhoria do planeta?
Pense nisso!



Veja este vídeo e reflita sobre o assunto.

15 julho, 2010

Globalização e suas consequências

Globalização tem sido um tema bastante destacado na mídias nos últimos tempos; Porém algumas pessoas não sabem o seu real significado, e se perguntam o que é globalização??
-Globalização é um processo que virou um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.
Essas empresas são as principais beneficiadas pela globalização pois através dela continuam com suas matrizes em um país (desenvolvido), mas atuam com filiais em outros (em desenvolvimento), expandindo seu mercado consumidor. Elas se aproveitam da mão de obra barata, além de benefícios (isenção de imposto, doação de terreno, etc.) proporcionados pelos governos dos países em desenvolvimento, visando ao aumento da lucratividade.
Além de fatores econômicos e sociais, a globalização também interfere nos aspectos culturais de uma determinada população. O grande fluxo de informações obtidas por meio de programas televisivos e, principalmente, pela Internet exerce influência em alguns hábitos humanos. A instalação de redes de fast food é outro elemento que pode promover uma mudança nos costumes locais. Entretanto, elementos da cultura local perduram em meio à população, promovendo assim a diferenciação entre as culturas existentes.
Um grande exemplo de globalização são as marcas globalizadas que estão dominando o cenário publicitário.
São citadas diáriamente nos anúncios públicitários na TV, rádio, internet, jornais e revistas, e até por nós mesmos que muitas vezes fazemos propagandas dessas marcas sem se dar conta.
Marcas como coca-cola, mc donald's, microsoft, nike , adidas, (entre muitas outras marcas de roupas, calçados, brinquedos, restaurantes, alimentos, carros, etc...) .


Veja o vídeo referente ao assunto:

13 julho, 2010

Aquecimento global aumenta constantemente.

Desestrutura Ambiental está causando danos graves e contínuos ao nossa planeta.
Um dos fatores que estão acabando com a Terra é o Aquecimento Global.

Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.

Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.

O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.


Conseqüências do aquecimento global

- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas.

- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies de animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra.

- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas.

- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Imagens referentes:

Já foram apresentadas algumas medidas que devemos tomar para diminuir esse estrago. A emissão de gases poluentes tem provocado, nas últimas décadas, o fenômeno climático conhecido como efeito estufa. Este tem gerado o aquecimento global do planeta. Se este aquecimento continuar nas próximas décadas, poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.

Soluções para diminuir o Aquecimento Global

- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel e etanol).

- Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.

- Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

- Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

- Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.

- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.

- Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.

- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.

- Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.

- Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.

- Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

Com a nossa ajuda, o planeta Terra, aos poucos, irá se tornar limpo e em condições saudáveis para a vida. Todos nós devemos nos conscientizar de que ele realmente precisa de ajuda, afinal quem o destruiu e continua à prejudicá-lo somos nós mesmos... Por isso necessitamos de colaborar para a sua saúde que afinal, também nos beneficiará, pois nós vivemos nesse planeta maravilhoso que merece ser bem tratado, que nos oferece sempre o bem.


Cuide do planeta e salve também a sua espécie!





03 junho, 2010

A Saúde do Nosso Planeta em Relação à Destruição do Homem

Onde iremos parar ?

Essa pesquisa foi realizada pelo Instituto Ecológico Aqualung , com um tema abordado pelo Instituto: O Planeta Pede Socorro!


Quem lê um jornal, freqüentemente se depara com notícias do tipo: o planeta Terra está aquecendo, as geleiras estão derretendo, os rios contaminados matam peixes e intoxicam a população local, o buraco na camada de ozônio e os gases do efeito estufa preocupam os cientistas. Essas e outras notícias, de tão exaustivamente batidas, acabam passando como qualquer outra, mas a questão é: até quando vamos ignorar um pedido de socorro do nosso planeta? Será que teremos que esperar a água de nossas casas acabar ou o calor se tornar insuportável? Devemos aguardar que as conseqüências batam a nossa porta de forma inexorável para só então percebermos o quanto fomos inconseqüentes e irresponsáveis com o patrimônio natural que nos foi presenteado?

Infelizmente, nós seres humanos, de uma forma geral, nos consideramos superiores a tudo e a todos que habitam o planeta. Essa pretensa superioridade não nos permite enxergar que somos tão dependentes da saúde do ambiente quanto um peixe é do oxigênio contido na água. A tendência à superioridade, somada à ganância incondicional, nos tornaram as maiores ameaças à vida no planeta. Além de destruir a grande biodiversidade do planeta, seremos vítimas de nossos próprios erros e vamos sofrer fortemente as conseqüências.
A falta de conscientização e respeito do ser humano contribui sobremaneira para a degradação ambiental acelerada. O desperdício e mal uso dos recursos naturais, o errado descarte de lixo e outros resíduos, o aumento de gases emitidos para a atmosfera e o desmatamento descontrolado são apenas alguns exemplos de desenvolvimento insustentável.

Tempo que seu lixo leva para se decompor

Vidro
Linha de nylon
Frauda descartável
Garrafa de plástico
Lata de alumínio
Plástico
Metal
Isopor
Copo de plástico
Saco plástico
Corda
Madeira pintada
Filtro de cigarro
Chiclete
Papel

até 1 milhão de anos
600 anos
450 anos
450 anos
200 anos
100 anos
100 anos
80 anos
50 anos
35 anos
30 anos
3 anos
5 anos
5 anos
3 a 6 meses

Dados obtidos de pesquisas que têm sido realizadas no mundo inteiro, revelam que o Planeta Terra está sofrendo diariamente com as intervenções causadas pela ações antrópicas. As reações que presenciamos nos últimos anos nos mostram que a natureza responde de maneira drástica. “É bem provável que tenhamos de enfrentar uma catástrofe ecológica no próximo século, a não ser que mudemos nosso estilo de vida, nossa economia e nossas instituições. A parte mais importante do novo paradigma consiste em construir uma sociedade que nos permita satisfazer as necessidades do povo sem destruir o sistema que nos sustenta e sem acabar com nossas reservas naturais. Enfim, uma sociedade na qual possamos nos manter sem destruir ou reduzir as oportunidades para futuras gerações.

vídeo referente: